terça-feira, 1 de junho de 2010

VESTIBULOPATIAS Tontura não é doença, e sim um sintoma que pode surgir em numerosas doenças, e o melhor, ela tem tratamento.




VPPB - Vestigem Postural Paroxistica Benigna

A vertigem de postural paroxística benigna (VPPB) é a síndrome mais freqüentemente diagnosticada em ambulatório especializado em vertigem, correspondendo a 20-25% dos pacientes atendidos. Há uma estimativa de que aos 70 anos 30% dos indivíduos já apresentaram ao menos um ataque de VPPB. Embora a doença tenha caráter benigno, sabe-se que a VPPB aumenta o risco de queda, e especialmente em idosos, estas quedas podem ter graves conseqüências. Uma em cada 10 quedas em idosos leva a ferimentos graves, fraturas ou traumatismos crânio-encefálicos. Dez por cento dos atendimentos e 6% das internações de urgência de idosos são decorrentes de quedas. Ela pode também ser confundida com a labirintite, devido a sintomatologia.

Os pacientes com VPPB descrevem crises de vertigem rotatória, de curta duração e forte intensidade desencadeados por movimentos rápidos da cabeça, sendo os mais freqüentes os seguintes: levantar da cama pela manhã, deitar e virar na cama, estender o pescoço para olhar para o alto e fletir o pescoço para olhar para baixo.Os pacientes apresentam também cefaléia de longa data.

O exame para identificar pode ser realizado no proprio consultorio fisioterapEûtico através de uma manobras como manobra de Epley, manobras de Dix-Hallpike e de posicionamento lateral.

Ao apresentar os sintomas proucure um fisioteraputa especializado e de sua confiança.

Seguidores